segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Como criar uma nuvem?





Nuvem é um conjunto de minúsculas partículas de água líquida ou de cristais de gelo - ou de ambos ao mesmo tempo - em suspensão na atmosfera. Tudo começa com a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos, e com a transpiração das plantas. A evaporação e a transpiração são causadas pelo Sol, que aquece a água, fazendo-a passar do estado líquido para o estado gasoso.

Como o ar quente é leve, acaba subindo para a atmosfera. Quanto maior a altura, menor será a temperatura, o que faz a água em estado gasoso esfriar. Quando o ar esfria, e o vapor d'água que ele contém condensa, passa do estado gasoso para o estado líquido. O vapor d'água, misturado ao ar, pode atingir altitudes onde a temperatura é tão baixa, que ele se transforma em cristais de gelo. A partir desse processo, ocorre a formação de nuvens.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

XIII ENPEG - Belo Horizonte - 2017

Anunciamos a realização do XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia- ENPEG, na cidade de Belo Horizonte, entre os dia 10 e 14 de setembro de 2017, nas dependências da Universidade Federal de Minas Gerais.


O Enpeg reúne pesquisadores, professores universitários e do ensino básico, geógrafos licenciandos, todos interessados em discutir questões de relevo à área do Ensino de Geografia. Nesta versão, em sintonia com as discussões atuais postas no contexto educacional brasileiro, decidiu-se por temática central “CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA: PERCURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”. Sob tal foco, serão debatidas questões caras à Geografia Escolar na atualidade da educação brasileira, objetivando destacar as finalidades e funções desse conhecimento em um currículo que busque a construção de um coletivo equânime e voltado para justiça social.


Período de envio de trabalhos completos: 12/12/2016 a 31/03/2017.
Os trabalhos deverão ser anexados em formato .doc ou .docx na página do Enpeg 2017, na área do site reservada para esse fim (acesse a ficha de inscrição online).

Avaliação e aceite: Todos os trabalhos completos serão avaliados pela Comissão Científica. Os resultados das submissões serão divulgados até 31 de maio de 2017.

Eixos e Grupos

 de Trabalho

EIXO 1- CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR E A PLURALIDADE SOCIOCULTURAL 
Ementa: A Geografia Escolar e suas especificidades. O ensino de Geografia, o reconhecimento multicultural e a afirmação das minorias sociais; formar cidadãos ativos a partir da compreensão das espacialidades: a expressão espacial das desigualdades e diferenças entre os sujeitos sociais.
GT 1-A) O ensino de Geografia, multiculturalidades e diversidades.
GT 1-B) Geografia Escolar e Movimentos Sociais.
GT 1-C) Ensino de Geografia e a inclusão escolar de pessoas com deficiência.
***Observação: As letras A, B e C são os subeixos nos quais os autores deverão inscrever seus trabalhos, seguindo as regras gerais para submissão.
EIXO 2- CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DIRETRIZES E PROPOSTAS CURRICULARES
Ementa: A Geografia Escolar no contexto geral das políticas educacionais. Políticas curriculares voltadas ao ensino da Geografia (Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos): Diretrizes de formação docente; currículos; políticas do livro didático; avaliação dos sistemas de ensino.
GT 2-A) Propostas, parâmetros e bases curriculares na Geografia Escolar.
GT2-B) Diretrizes Curriculares paras as licenciaturas e formação de professores de Geografia.
GT 2-C) Políticas e práticas de avaliação e o ensino de Geografia.
***Observação: As letras A, B e C são os subeixos nos quais os autores deverão inscrever seus trabalhos, seguindo as regras gerais para submissão.

EIXO 3- CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA E FUNDAMENTOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE 
Ementa: Diálogos entre a Geografia Escolar e os conhecimentos da Educação na formação do professor de Geografia:
GT 3-A) Geografia Escolar e o desenvolvimento de didáticas e metodologias de ensino.
GT 3-B) Teorias da aprendizagem e construção do raciocínio geográfico na formação docente.
GT 3-C) Os conhecimentos da Geografia Escolar na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
***Observação: As letras A, B e C são os subeixos nos quais os autores deverão inscrever seus trabalhos, seguindo as regras gerais para submissão.

EIXO 4- OS CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR, SUAS LINGUAGENS E AS REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS
Ementa: O conhecimento geográfico e suas formas de sistematização pelas diversas linguagens - livro didático; mídias e tecnologias digitais; representações: cartográficas; imagéticas, entre outras.
GT 4-A) O raciocínio geográfico e as várias possibilidades de representações espaciais.
GT 4-B) O livro didático e a constituição da Geografia Escolar
GT 4-C) O conhecimento da Geografia Escolar, mídias e tecnologias digitais.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

IX ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL


IX ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
13 a 16 de agosto de 2017
PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Democracia, políticas públicas e práticas educativas




O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) é um evento bienal promovido por diferentes grupos de pesquisa. Sua nona edição será realizada de 13 a 16 de agosto de 2017 em Juiz de Fora, Minas Gerais, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Desde 2001 o EPEA vem reunindo e favorecendo a interação entre os pesquisadores de diferentes áreas, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes e temas de interesse à educação ambiental (EA). Os objetivos que têm norteado a organização e condução dos encontros são:
Discutir, analisar e divulgar trabalhos de pesquisa em EA;
Aprofundar as discussões sobre as abordagens epistemológicas e metodológicas das pesquisas em EA;
Identificar práticas de pesquisa em EA que vêm sendo desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação e em outros espaços institucionais e não-institucionais.



O IX EPEA toma como foco a relação entre democracia, políticas públicas e práticas educativas, considerando as questões contemporâneas que atravessam tal relação e que encontram acolhida em diversos grupos de pesquisas do campo da educação ambiental no país.