sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Nova Edição da Revista Espinhaço.

Revista Espinhaço (ISSN: 2317-0611) é editada por professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), localizada em Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Publicada semestralmente, a revista foi lançada na segunda metade de 2012 e está aberta para o recebimento de artigos científicos originais, traduções de artigos, resenhas de livros e entrevistas nas áreas da Geografia e das Geociências. Espinhaço tem caráter interdisciplinar e recebe contribuições de profissionais de todas as áreas do conhecimento.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Chuvas em Minas Gerais... Um prenúncio de mais prolemas...

Chuva volumosa entre MG, RJ e ES





Fonte: Climatempo.

Na última quarta-feira, 14, as áreas de instabilidade que estavam sobre o Sudeste foram reforçadas pela chegada de uma frente fria. Nuvens de tempestades se formaram entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo e despejaram muita chuva em algumas áreas. De acordo com medições do INMET, entre 06h de quarta e 06h desta quinta-feira foram acumulados 197 mm de chuva em Teresópolis e 140 mm em Petrópolis, ambas cidades da serra do Rio de Janeiro, e 111 mm em Alegre, no sul do Espírito Santo. A região de Brumadinho, na Grande BH, registrou mais de 200 mm nesse período.
A frente fria ainda está avançando agora em direção ao Espírito Santo e ainda vai provocar mais chuva nos dois Estados. A Climatempo alerta para alagamentos, deslizamentos de terra, já que o solo está encharcado e a chuva não pára.Essas áreas também ficam em alerta para ventania. As rajadas de vento variam entre 60 e 80 km/h.


Em Minas Gerais...

Fortes chuvas que atingiram todo o Estado de Minas Gerais continuam causando muitos estragos e transtornos a população mineira. Na região Metropolitana de Belo Horizonte, em Ribeirão das Neves, quatro pessoas morreram depois de uma enorme cratera “engolir” o caminhão onde seguiam. Em Juiz de Fora, mãe e filho morreram soterrados. Alerta de tempestades e grande volume de chuva devem continuar, alertam meteorologistas.

O grande volume de chuva devem deixar atentos toda a população de Minas Gerais. Isso porque, segundo o Climatempo, diversas áreas do estado estão sujeitas à ação de uma frente fria que deve permanecer na Região Sudeste até quinta-feira (15).
Brumadinho, distante menos de 40 quilômetros da capital, registrou 214,1 milímetros de precipitação. O valor é quase 65% do esperado para todo o mês de dezembro que costuma apresentar média de 330 milímetros de chuva no período.
As principais áreas de alagamento em Belo Horizonte estão sendo monitoradas pela Defesa Civil e moradores dos Bairros Novo São Lucas e Califórnia foram orientados a sair de suas casas em razão do risco de desabamento. No comunicado emitido nesta manhã a Defesa Civil pede que os moradores de áreas de risco, susceptíveis a deslizamentos e escorregamento “fiquem atentos ao aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes em suas residências e terrenos”.



Balanço das chuvas em Minas Gerais.




O avanço da estação de chuvas em Minas Gerais fez dobrar em menos de 24 horas o número de mortos que vinha sendo contabilizado desde o início da estação no estado. Em apenas duas ocorrências, o registro de mais cinco vítimas elevou para 10 o total de óbitos relacionados a temporais, balanço que pode subir a qualquer momento, já que pelo menos mais uma criança continua sendo procurada pelos bombeiros.