quinta-feira, 25 de agosto de 2016

III Simpósio Nacional de Estudos Urbanos - III SEURB

A Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão, o Grupo de Estudos Urbanos da Fecilcam -- GEURF, o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento-- PPGSeD, o curso de Geografia e a Fundação Araucária realizarão, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2016, o III Simpósio Nacional de Estudos Urbanos. Maiores informações acesse o site :

http://seurb.akeryus.com



terça-feira, 23 de agosto de 2016

Tufão Mindulle, .

O tufão Mindulle, o nono da estação na Ásia, chegou ao Japão e se dirigia na manhã desta segunda-feira (22) a Tóquio. As potentes rajadas de vento e chuvas torrenciais resultaram no cancelamento de mais de 500 voos e perturbaram a circulação rodoviária e ferroviária.
O tufão, com ventos de até 180 km/h, chegou à costa de Tateyama, ao sul de Chiba, logo se dirigindo à capital japonesa. É raro que este tipo de fenômeno alcance Tóquio. Normalmente as trajetórias dos tufões que chegam ao Japão se situam mais a oeste.
Devido às fortes chuvas, o nível das águas começou a subir. Em nove cidades, próximas de Tóquio, as autoridades aconselharam a população a abandonar as zonas perto dos rios. Segundo a agência de notícias estatal NHK, há cerca de 30 pessoas feridas nas regiões por onde o Mindulle já passou.
Várias prefeituras emitiram comunicados para preparar a evacuação de dezenas de milhares de casas. As autoridades preveem inundações e deslizamentos de terra em várias cidades e até mesmo na região centro-sul de Tóquio.
Voos e trens cancelados
Mais de 500 voos foram cancelados pelas companhias aéreas - a maioria com itinerários operados por Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA), entre outros - e o número pode aumentar com o passar das horas.
As duas pistas do aeroporto internacional de Tóquio, na cidade de Narita, fecharam durante alguns minutos devido aos fortes ventos que levaram ao esvaziamento da torre de controle.
Além de voos, vários trens foram cancelados ou saíram atrasados nos horários de grande movimento. Os que puderam circular estavam lotados. Já os táxis da capital eram muito disputados.


Trajetória do Tufão Mindulle. 

Aberto edital para áreas quilombolas

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1777

GeoIncra e CCIR: Entenda as dificuldades de quem trabalha com Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Certificado de Cadastro de Imóvel Rural e suas soluções

http://www.geoeduc.com/entendendo-as-dificuldades-e-solucoes-para-o-geoincra-e-ccir-inscreva-se/GeoIncra e CCIR

domingo, 21 de agosto de 2016

Publicado o n. 18 da RBCLIMA-2016

No contexto de grave crise política-economica por que passa o mundo e o Brasil na atualidade, e que se reflete em assustadores retrocessos do ponto de vista social, especialmente a partir de importantes cortes de investimento na educação, saúde e ciência, a continuidade da publicação de periódicos como este se faz ainda mais necessária. A comprovação histórica do papel da ciência no desenvolvimento das sociedades humanas é inconteste e, neste sentido, situamos este número 18 da RBClima na ampla gama de elementos e estratégias da defesa da democracia, do estado de direito e da luta pela redução das injustiças sociais que vitimam milhares de homens no presente. A leitura detalhada e atenciosa por parte dos interessados na revista poderá apontar melhorias gerais na RBClima. Faça-nos chegar suas contribuições neste sentido! 

Francisco Mendonça. Editor.

chegar suas contribuições neste
sentido!
Francis
co Mendonça.
Editor.