terça-feira, 7 de junho de 2016

O que é Ecologia da Paisagem?

Ecologia da Paisagem é o campo da ecologia que enfatiza a interação entre padrões espaciais e processos ecológicos, isto é, as causas e consequências da heterogeneidade espacial ao longo de uma faixa de escalas espaciais e temporais.

Alguns importantes pesquisadores não identificam a Ecologia da Paisagem como uma simples disciplina ou ramo da ecologia, mas sim como uma interseção de muitas disciplinas e campos de conhecimento relacionados (geografia, ecologia, sensoriamento remoto, sociologia, economia, etc.) com um foco nos padrões espaciais e temporais da paisagem.

A Ecologia da Paisagem combina a abordagem espacial da Geografia com a abordagem funcional da Ecologia. Nas últimas duas décadas, o foco da Ecologia da Paisagem tem sido definido de diversas maneiras:

Forman (1983): A Ecologia da Paisagem tem como foco

(1) as relações espaciais entre os elementos da paisagem e os ecossistemas,

(2) os fluxos de energia, nutrientes minerais e espécies nos elementos de paisagem,

(3) a dinâmica ecológica dos mosaicos de paisagem ao longo do tempo.


  •  Turner (1989): A Ecologia da Paisagem enfatiza as escalas espaciais mais amplas e os efeitos ecológicos dos padrões espaciais dos ecossistemas.
  •  Pickett e Cadenasso (1995): Ecologia da Paisagem estuda os efeitos recíprocos dos padrões espaciais e processos ecológicos. Ela promove o desenvolvimento de modelos e teorias de relacionamentos espaciais, coleta de novos tipos de dados nos padrões e dinâmica espacial, e a investigação de padrões espaciais que raramente são atribuídos á ecologia. 

A emergência da paisagem como escala apropriada para muitos estudos ecológicos ocorreu em função de três fatores principais:

A ampla escala dos assuntos ambientais e dos problemas de manejo de terras.
O desenvolvimento de novos conceitos relacionados á escala na ecologia.
Avanços tecnológicos em sensoriamento remoto, e tratamento de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário