domingo, 16 de janeiro de 2011

Imagens de Nova Friburgo em 2008, durnante o Tralho de Campo em Nova Friburgo - GEO 450. pela UFV

Em 27 de Junho de 2008, a turma da disciplina Geografia e Meio Ambiente - GEO 450 - Curso de Geografia, desenvolveu um trabalho de campo no município de Nova Friburgo. Antes de fixarmos pouso em nosso destino final, Galdinópolis, pertencente ao distrito de Lumiar. A impressão da turma foi a melhor possível. Como a maior parte nunca tinha ido a região serrana do rio de Janeiro, ficaram espantados com os grandes afloramentos e as gargantas de vales formados por elevado grau de controle litoestrutural. O primeiro ponto que conheceram da cidade foi exatamente no mirante da cidade, que se localiza acima da praça do teleférico. Após a estadia em Nova Friburgo fomos em direção a Petrópolis, que BR-495, que liga os municípios pela região serrana. Ess ecaminho hoje está repeleto de deslizamentos Uma pena, até mesmo porque essa área é a maior produtora de hortaliçcas e verduras para a região metropolitana do Rio de Janeiro, que já sofre por desabastecimento.
Apesar da tristeza que assola a todos, o número de morte, ainda continua crescendo, hoje segundo a Defesa civil o número é de 611. Nova Friburgo segue como a cidade mais afetada, com 274 vítimas. Teresópolis registra 259 mortos; Petrópolis, 55; Sumidouro, 19 e São José do Vale do Rio Preto, 4.
Mas acredito que não teremos esse número exato, mas uma aproximação, que penso alcançar ao número de 1.000 pessoas. Isso porque ainda existem áreas distantes, que os bombeiros e a Defesa civil não consegui chegar, mais por excesso de demanda de atendimento na área central, enquanto bairros inteiros estão sem ajuda até o momento. Em contrapartida os parentes angustiados procuram escavar os escombros para encontrar seu entes e sepultá-los , mesmo que seja no fundo do quintal. Esses corpos não são contabilizados, o que reforça a idéia de termos ou alcançarmos o número próximo a de 1.000 óbitos.


Visão parcial da área central do município de Nova Friburgo.

Igrejinha situada na Praça do Teleférico

Visão parcial do rio Bengala que atravessa a área central de Nova Friburgo

Visão da encosnta com vegetação debilitada já na porção superior próximo ao
Mirante de Nova Friburgo.

Visão de uma comunidade ocupando as vertentes da encostam, que apresenta pontos de deslizamento na proção supriro da mesma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário