quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Busca perto do Fim ? - Nova Friburgo

As buscas por corpos soterrados devido aos desabamentos causados pela chuva em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, deverão continuar pelo menos até ao final desta semana, disse uma fonte do Governo da cidade de Nova Friburgo. "Não suspendemos as buscas, até em respeito aos nossos mortos. Enquanto houver a possibilidade de encontrar o corpo e entregá-lo com dignidade às famílias, nós iremos até ao local", garantiu o secretário de Comunicação, David Macena.

Nova Friburgo é a cidade que mais sofreu com os desastres causados pelas chuvas no dia 11 Janeiro. A cidade conta até agora 399 mortos, enquanto 185 pessoas continuam desaparecidas. Os bombeiros só conseguiram ter acesso a algumas áreas mais afetadas na segunda-feira. Na região da prainha, em Campo do Coelho, as autoridades acreditam que ainda há a possibilidade de localizar corpos. O secretário admitiu, no entanto, que devido ao tempo que já se passou desde os desabamentos, o estado de decomposição dos corpos é bastante avançado, o que não permitirá que as buscas se prolonguem por muito mais tempo.

Nas regiões mais centrais, onde as operações de limpeza estão mais avançadas, o problema passou a ser a grande quantidade de pó, provocada pela lama que a água do rio deixara e que começou a secar. Muitas pessoas circulam pela idade usando máscara. A Secretaria de Saúde, no entanto, informou que não há risco de contaminação por doenças, uma vez que o esgoto da cidade é tratado. Os únicos incentivados a utilizar a máscara são aqueles que já têm problemas respiratórios como rinite ou asma, para se prevenirem da irritação que o pó pode provocar. Pelo centro da cidade notam-se diversas filas junto aos postos montados para ajudar os desalojados. Muitos tentam tirar a segunda via de documentos perdidos ou inutilizados pelas chuvas. A documentação é o primeiro passo para que os afectados possam receber os outros tipos de ajuda como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que permite a atribuição em casos de calamidade e que foi disponibilizado a todos os moradores, ou realizar o pedido para o aluguer social. A secretaria municipal também já deu início ao registo dos desalojados que terão direito a receber o aluguer social, no valor de 500 reais (218 euros) durante um ano. Quanto ao regresso às aulas, que estava marcado para o dia 07 de Fevereiro, poderá haver atrasos. Oitenta escolas da rede pública foram afectadas pela tragédia. Entre as instituições de ensino que não sofreram danos, 14 delas funcionam neste momento como abrigo temporário para as pessoas que perderam as suas casas. O número de doações enviadas à cidade surpreendeu as autoridades de Nova Friburgo. A Defesa Civil chegou a publicar uma nota a agradecer e a informar que o número de roupas doadas "já atingiu um número satisfatório, não sendo necessário mais no momento".

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/2011/0/4/Buscas-Nova-Friburgo-continuam-pelo-menos-ate-fim-desta-semana,58bf8178-c48f-488c-912b-9581d3378a73.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário